Viajar é muito mais do que conhecer novos destinos. É se conectar com histórias, culturas e experiências que renovam o corpo e a mente. E foi com essa energia que a 39ª Feira de Negócios Turísticos UGART reuniu profissionais do setor nos dias 28 e 29 de março, em Porto Alegre. O evento não apenas discutiu o futuro do turismo, mas também proporcionou momentos de integração e bem-estar, reforçando a importância de um turismo que valoriza tanto os viajantes quanto os profissionais da área.
Uma das novidades mais animadas foi o Torneio de Beach Tênis, que reuniu cerca de 40 participantes em uma iniciativa inédita na feira. O esporte, além de promover a saúde física, trouxe leveza e descontração para os profissionais, reforçando que o turismo não é feito apenas de roteiros e negócios, mas também de conexões humanas. “Para nós do turismo, que temos uma rotina muitas vezes estressante, esse é um momento de fazer uma atividade física, relaxar e confraternizar”, comentou João Augusto Machado, presidente da ABAV-RS.
crédito: Conteúdo Ativo
Além do torneio, a ABAV-RS esteve presente no painel “O que o Rio Grande do Sul tem que o mundo precisa conhecer?”, debatendo o potencial turístico do estado. Ao lado do secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e da presidente da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (UGART), Fabiani Angeli, Machado destacou a importância de olhar para as riquezas regionais com um novo olhar. “Muitas vezes viajamos para longe em busca de experiências que também estão ao nosso redor”, reforçou.
As campanhas da ABAV-RS, em parceria com a Secretaria de Turismo do RS, também foram destaques do evento. Projetos como “Litoral nas Quatro Estações” e a nova campanha de inverno reforçam que o turismo local vai muito além do óbvio.
“Nosso litoral tem cachoeiras e parques incríveis, e, no inverno, além da Serra, queremos evidenciar regiões como a Campanha Gaúcha, com sua cultura única e acolhedora”, explicou Machado.
O secretário Ronaldo Santini reforçou o impacto do setor na economia e na qualidade de vida das pessoas.
“O turismo não é apenas contemplação e lazer. É um setor que movimenta mais de 80 cadeias produtivas, gerando emprego e renda. Ele transforma economias e fortalece comunidades“, destacou.
Mais do que números e estratégias, a UGART 2025 mostrou que o turismo também é sobre bem-estar, encontros e descobertas. Seja explorando um novo destino ou valorizando o que está por perto, viajar é sempre uma oportunidade de renovação.
Instagram: @ugartturismo
Fonte: Andressa Griffanti Foto: Elton Sipp – Pixabay