Celebrar culturas é também uma forma de cuidar da alma. Mergulhar nas raízes, ouvir histórias ancestrais, dançar ao som de ritmos vibrantes e saborear temperos que atravessaram oceanos são experiências que nutrem o bem viver. É isso que propõe a Semana da África RS, que desembarca em Esteio, no próximo domingo, 4 de maio, com uma programação gratuita e repleta de afeto no Espaço Rei Pelé.
Das 15h às 21h, o público poderá vivenciar oficinas de tranças africanas, apresentações de dança tradicional, contação de histórias, gastronomia típica e exposições artísticas que revelam a força e a beleza das culturas africanas e afro-diaspóricas presentes no Rio Grande do Sul. Mais do que um evento, é um convite ao encontro, ao respeito e à valorização da diversidade.
Entre os destaques, estão a Oficina de Tranças Africanas com Elisa Mateus, do coletivo Tranças África; as apresentações das dançarinas Mumuilas, com coreografias do sul de Angola; e o show dos rappers Kizua e Kanhanga (foto). A experiência ganha ainda mais sabor com os pratos da Chef Elis e o olhar artístico de Prince Kapweya, que apresenta obras inspiradas nas vivências do continente africano.
A Semana da África RS seguirá ainda por Viamão (23/05) e Porto Alegre (24/05), promovendo uma celebração itinerante que reafirma a herança africana como parte viva da identidade gaúcha.
Mais informações: (51) 99285-1595
Fonte: Aline Fiabane Foto: Dimovie