Cuidar da nossa conexão com a natureza é um caminho para o bem viver. E, às vezes, a arte nos ajuda a refletir sobre isso de maneira profunda e sensível. É exatamente essa a proposta da exposição “Mergulho num Mundo Paralelo”, da artista Vera Reichert, que integra o projeto Portas para a Arte da Fundação Bienal do Mercosul.
A mostra, com curadoria de André Venzon, traz à Gravura Galeria de Arte uma experiência imersiva em torno da relação entre a água e seus biomas, por meio de mais de 30 obras em diferentes técnicas, como pintura, fotografia, vídeos e instalações. As imagens subaquáticas e instalações interativas criadas pela artista nos convidam a explorar o fluxo natural da água, refletindo sobre sua beleza, fragilidade e o impacto da ação humana.
“A água nas obras de Vera Reichert é como uma extensão do divino, do humano e do natural, nos revelando sua própria magia no estado de fluxo, estabelecendo uma troca constante de energia com o observador”, destaca o curador André Venzon.
Há mais de três décadas, Vera mergulha nesse universo criativo, capturando com sensibilidade os movimentos dos oceanos, rios e lagos, sempre com um olhar atento às transformações do meio ambiente. Nessa exposição, além de obras já conhecidas, o público poderá conferir criações inéditas e instalações que convidam o espectador a uma interação sensorial com o tema.
Mais que uma experiência estética, “Mergulho num Mundo Paralelo” desperta uma reflexão sobre a preservação das águas e a responsabilidade de cuidarmos desse recurso essencial à vida. Que tal se permitir inspirar por essa imersão artística?
Informações: @gravuragaleriadearte
Fonte: LS Consultoria Foto