Skip links

Celulite: Entenda as Causas e Descubra as Melhores Opções de Tratamento

Dra. Tássia Tremea de Deus*

A lipodistrofia ginoide, mais conhecida como celulite, nada mais é que o depósito de gordura sob a pele. Cerca de 95% das mulheres, depois da puberdade, apresentam o problema, que se caracteriza pelo aspecto tipo “casca de laranja”.

Mesmo ocorrendo nas áreas onde a gordura está sob a influência do hormônio feminino estrógeno, como quadris, coxas e nádegas, a obesidade não é condição necessária para a celulite. Por isso, é muito comum encontrarmos mulheres magras com lipodistrofia ginóide. Mas então, quais são os principais fatores de predisposição? O sedentarismo, problemas circulatórios, o excesso de toxinas no organismo, alterações hormonais, má alimentação (excesso de açúcares e carboidratos), períodos prolongados de imobilidade, roupas apertadas, tabagismo e o consumo excessivo de álcool estão entre as causas.

Existem vários graus de celulite, desde aquele em que só aparecem quando se pinça a pele com os dedos ou os músculos se contraem, até o aspecto onde aparecem as nodulações. Ela pode ser avaliada de leve (1 a 5 pontos), moderada (6 a 10 pontos) e grave (11 a 15 pontos).

Entre os procedimentos indicados e comprovados para redução da celulite destacam-se: Intradermoterapia, Drenagem Linfática Manual, Subcisão, Radiofrequência, Endermologia e Ultrassom. Além dos procedimentos citados, é indicado para um resultado melhor do tratamento, uma dieta balanceada e bem orientada para suavizar o aspecto da celulite pela redução da gordura.

Aqui na Clínica da Tassia Tremea de Deus e da Beatriz Menezes a, Intradermoterapia é o procedimento mais aplicado. Ela ajuda a reduzir a gordura e melhorar a circulação local. Outro tratamento bastante procurado é a Radiofrequência, onde as temperaturas mais baixas têm a capacidade de ativar o metabolismo celular, o sistema circulatório da região, aumentando a demanda de oxigênio e nutrientes, e, ainda pelo calor, facilitar o realinhamento das fibras de colágeno.

Siga no instagram: @dratassiatremea

*Possui Graduação em Biomedicina pela Universidade Feevale, com ênfase em Patologia Clínica (2010). Especialista em Biomedicina Estética pelo Nepuga (2016).

 

Ver+
Conhecer